adinsiemelink

09/06/17

Vilmar LOPES ✿

Vilmar Antonio Costa Lopes brasileiro, 1961
Pintor, desenhista e ilustrador. Assina VILMAR LOPES.
Antes trabalhando com luz e sombra, Vilmar agora prioriza a forma com desenho e linhas.
As imagens têm grande influência da pesquisa que o artista realiza com nomes do início do século, como o austríaco Egon Schiele.
A temática escolhida por Lopes, que comemora 20 anos dedicados à pintura, é o nu feminino.
São modelos delicados e sutis, que representam com realismo a anatomia da mulher.








“A Beleza, o simples belo (kallós) sensível de Platão e Aristóteles, é relacionado na arte com o que agrada a vista e é digno de admiração. Os nus do artista plástico Vilmar Lopes, velados, pungentemente belos, têm todo o clima estético de sensualidade contida. De proporções perfeitas, as telas do artista nos revelam uma harmonia, satisfazendo a necessidade humana inerente a todos nós que é a da ordem interna que leva ao equilíbrio e a conseqüente percepção sensível. Arte e ciência são exemplos dessa necessidade: do Partenon às equações de Einstein.
Vilmar é contemporâneo, vive seu momento; mas é também atemporal: seus quadros são passado, presente e futuro. É corpo, é arte, é força sensível, é evidência e é sobretudo prazer estético.”
Regina Casillo - Curitiba, agosto de 1998.











“Parcimonioso com elementos utilizados reduzindo seu universo artístico a um mínimo de elementos, atinge riquíssimos efeitos e com isso estabelece diferença entre sua arte acadêmica e a dos outros. Assim como um Rebrandt é imediatamente notado quando colocado entre outros artistas de sua época, a característica desse artista está justamente na capacidade de conseguir o máximo de elementos mínimos” Excerto – Nery Baptista, Jornalista, Curitiba 01/10/96

Nessun commento:

Posta un commento

Popular Posts